quinta-feira, 6 de novembro de 2014

O segredo da dona Maria

Esta história aconteceu há uns tempo atrais...

Minha vizinha dona Maria, que não era pescadora nem nada, todo dia vortava do rio com cinco ou seis piaba.

Era todo dia, todo dia...

Ela ia pro rio depois do armoço e vortava cas mão cheia de piaba.


Eu não conseguia entendê como ela tinha tanta sorte.

Porque todo finarzinho de tarde eu ia pescá co meu fio e nós não trazia nada!


E no outro dia era a mesma coisa... Lá ia a dona Maria pru rio e vortava cas piaba pra casa.

Aquela sorte dela já tava me dano raiva!

Porque, todo dia, eu co meu fio ia no finarzinho da tarde e vortava cas mão abanando...


E eu que num sô home de dexá as coisa passá, resorvi descobri que segredo era esse!

Então um dia eu segui a dona Maria.
Ela terminava de armoçá e ia pro rio lavá loça e, enquanto lavava a loça ela jogava o anzol...

E pegava um atrais do outro!


Como eu só tinha espiado de longe, num deu pra descobri o segredo. 
Mas eu vi que era verdade, era ela mesma que pescava as danada das piaba.


No outro dia eu resorvi fazê diferente: na hora qui ela foi lavá as loça eu fui cum ela.

E foi aí que eu peguei a malícia!


Na verdade, quando ela lavava a loça ela jogava os resto de arroiz no rio, aí as piaba que não são boba nem nada, se reunia tudo por ali!


E aí ficava fácil!

Ela jogava o anzol no meio das piaba toda e, por isso, pescava uma atrais da outra...


Ah a dona Maria...

Aquela é que era pescadora esperta!

Deu nó em tudo nóis... hehehehehe


E quem me contou esta história foi o Sr. José, pescador e caiçara aqui na Ilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário